Certa vez ouvindo o DVD Pietá, do Cantor e Compositor Milton Nascimento, uma história me chamou a atenção. Em uma das faixas do DVD, Milton conta uma história que ele conheceu em uma parte da Amazônia, pelas bandas do Acre.
A história que trago logo mais, retrada a sabedoria popular, costumes e valores que hoje em dia temos a preocupação que os novos tempos não assimile.
Essa palavra que achei singela e muito aconchegante "TXAI", é a representação de um laço afetuoso que é comum até nos dias de hoje. Trago essa história na perspectiva de fazer alusão aos valores que aprendemos com os/as nossos/as mais velhos/as.
Pesquisando na internet descobri entre resortes e hoteis um cd do Próprio Milton Nascimento de 1990, onde disponibilizo o link para que os/as interessados/as possam conhecer, fazendo o donwload do arquivo.
A palavra TXAI significa mais do que companheiro, a outra metade de mim, na língua dos índios da tribo Kaxinawá, do Acre.
Milton Nascimento relata essa história e nos deixa como uma forma singela de refletir nossas relações. No DVD ele oferece aos companheiros de palco numa bonita e simples homenagem. Agora cabe a nós observar e saber quem são nossos/as verdadeiros/as Txais da nossa vida.
Segue a história contada por Milton Nascimento:
Bom, eu tenho que contar uma pequena história aqui. Quando eu fui para a Amazônia, no Acre, a gente foi de canoa, barco, essas coisas todas e de repente passava alguém e a gente ouvia,
“Hei TXAI”.
Ai eu achei muito bonito esse negócio de chamarem “TXAI”, e esperei assim uns dois dias, até por que Índio, Seringueiros essas coisas é bom pegar eles numa hora que ele estejam afim de falar.
Então, acabei achando um que chegou e me falou.
TXAI
Mais que amigo, mais que irmão, a metade de mim que existe em você, é a metade de você que
habita em mim.
Quatro letras
E quando, alguém te chama de TXAI, essa pessoa ta pronta pra dar a vida dela no lugar da sua, se for o caso.
Retirado do DVD Pietá, Milton Nascimento, 2006.
Click na imagem para baixar o cd
Faixa do CD
1.Abertura: Milton Nascimento - Fala de Davi Kopenawa Yanomami
2.Txai (Márcio Borges - Milton Nascimento)
3.Baú metoro (Ukre)
4.Coisas da vida (Milton Nascimento - Fernando Brant)
5.Hoeiepereiga
6.Estórias da floresta (Milton Nascimento - Fernando Brant)
7.Yanomami e nós [Pacto de vida] (Milton Nascimento - Fernando Brant)
8.Awasi
9.A terceira margem do rio (Caetano Veloso - Milton Nascimento)
10.Benke (Márcio Borges - Milton Nascimento)
11.Sertão das águas (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos)
12.Que virá dessa escuridão?(Milton Nascimento - Fernando Brant)
13.Curi curi [Tsaqu Waiãpi] [Fala de River Phoenix]
14.Nozanina (Lobos - Roquette Pinto)
15.Baridjumokô (Ukre)
Para outro cds de Milton Nascimento basta clicar aqui
Fafá, Depois de ler algo tão significativo, tudo que tenho a declarar é que você é TXAI!!!
ResponderExcluirUm beijo bem grande meu amigo!
Lírio
Eu amo a simbologia das palavras, é tudo tão complexo e tão representativo... Aprender novos conceitos são extremamente delicioso pra mim.
ResponderExcluirE essa em especial, 4 letras e uma profundidade gigantesca de sentidos.
muito bom!!!
Lindo...
ResponderExcluirÉs realmente meu TXAI!!!!!!
Encontrei se BLOG por acaso, estava procurando o cd do Milton, TXAI para comprar... Sou um cara de pouca internet, mas seu blog é muito interessante, principalmente por se tratar de assuntos de negros, raça que admiro tanto( sou branco). Parabens! Paulinho de Caratinga-MG. Ah! Se conhecer alguem que quer vender o cd, avise-me.
ResponderExcluirAmado novo amigo, fui procurar o significado mais profundo de TXAI! e achei sua pag, de gde sabedoria e luz que tenho certeza que existe em vc.
ResponderExcluirGratidao eterna!
Por suas palavras sabias.
bjss iluminados
ps: qdo estiver em SP, serei grata em conhece-lo.
Tania Maria Tanaka
ttkasp@hotmail.com
Boa Tarde À Todos! Caro Amigo, Obrigado Pelo "POST" OK? Felicidades!!!! Guilherme_NATAL/RN-BRSAIL.
ResponderExcluirTxai esse é o meu nome
ResponderExcluiré bom saber da historia do seu nome e saber que ele veio de uma historia legal e tem um significado muito bacana
Amei o seu blog...
ResponderExcluirAmo a cultura negra e indígina!
Parabéns!!
Bjs!
Antes quero tb parabeniza-lo pelo seu trabalho. Fiquei muito feliz em encontrar aqui a apresentação do Miltom Nascimento explicando sobre o TXAI. Adorei saber destas coisas todas sobre o nome, pois a unica coisa que eu sabia era sua origem cujo significado é AMIGO E COMPANHEIRO. E foi daí que criamos um espaço terapeutico e pedagógico chamado TXAI -ESPAÇO DE SER.
ResponderExcluirTudo de bom...
SÁVIA
Interessante mesmo, e nesta época tão cheia de ambições, ganâncias e outras pragas mais, sente-se falta de algo desconhecido, o ser humano sofre de insatisfação, depressão e outros males...Talvez o remédio seja um (a) TXAI !!! Abraço geral
ResponderExcluirberger762@hotmail.com
obrigada!
ResponderExcluirAi chorei agora !!!
ResponderExcluirMeu nome é Txai ... antes tinha vergonha do meu nome, por que eu era muito zoada ... mais agora tenho orgulho !!!
Que bom que essa história ajudou vc a se orgulhar de seu nome. Txai é tão lindo.
ExcluirGostaria de parabenizar a este post tão instrutivo e queria comentar que na cidade que eu moro (Itapecerica - MG) existe um Leo Clube (Ramificação da Lions no mundo) que se chama TXAI, e que eu sou sócio. Até hoje eu não sabia o significado de TXAI. Parabéns pelo post!!
ResponderExcluirObrigado Adilson.
ExcluirGrande abraço
Esse cd que na época era um LP que comprei juntamente com uma amiga que era minha TXAI e foi por 19 anos...Hj quando revi,ouvi,não resisti a emoção,pq um dia já vivi ter uma TXAI em minha vida.Obrigada por esse presente...
ResponderExcluirEm 1991 conheci quem seria minha TXAI por 20 anos até que ela se deixou levar por enganos e hj estamos distantes de alma(ela está).Essa música teve grande importância quando vimos um LP nesse ano de 1992,comprei e dei de presente!!!Hj,passados 20 anos,distantes(por escolha dela)tornei a dar agora o CD,vi que ela apagou os significados...Mas sei que no fundo vai se lembrar...Obrigada por esse presente!
ResponderExcluirBom dia, meu nome É Tiago, sou Acreano e gostei muito em saber que se interessou na nossa cultura. Muito melhor que a palavra Txai, É uma bebida chamada Santo Daime, feita pelos indios ou moradores tradicionais, pessoas do Países e mundo inteiro vem ao Acre para conhecer e beber o chá feito apartir de um cipó e folhas da floresta. Essa bebida se tornou uma religião, tem locais proprios geralmente no interior rural para tomar a bebida.
ResponderExcluirVenha um dia conheçer o Estado Acre as pessoas aqui são receptivas.
ResponderExcluirAcabei de receber um presente. Uma foto da tribo,e essa palavra tão pequena... Agora,o tamanho meu Deus. Chega na Dimensão do universo.
ResponderExcluirTXAI- mais que amiga, mais que irmã, a metade de mim que está em você e a metade de você que está em mim...da tribo Kaxinaya
Obrigada,Senhor Severino.
Saludo,por tamanha delicadeza. TXAI, TXAI.
Grata,pelo Blog...
E para Nilton Nascimento,esse incrível homem... TXAI, TXAI.
Tenho amizade com o povo indios do acre e eles me chamam de txai.!,mas não sabia o siguinificado agora consultando a internet fiquei sabendo o sguinificado e estou satisfeito...!!!
ResponderExcluirTxai.! quer dizer mais que irmão na lingua indigena do acre
ResponderExcluirMaravilhoso
ResponderExcluirEu trabalhei e morei no Acre por 4 anos
Amei a floresta
E eu não entendia por que havia funcionarios que me comprimentavam sorrindo com a
Palavra Txai. Agora sei.
Obrigada Vidaaaaaaa 🙏
Carmen Maiolino(
Excluir( meu comentário acima)