sexta-feira, 10 de abril de 2009

Famila representação de Identidade, Ancestralidade e Resistência

Olá gente, uma boa tarde a todos/as.

Para registrar minha primeira postagem, trarei a baixo um conto que para mim simboliza muito. Ele foi retirado do livro Mitos afro-brasileiros e vivências educacionais da Professora Vanda Machado.

Esse texto é muito significativo no dia de hoje, onde a família baiana senta-se à mesa para celebrar uma representação que vai além de valores cristãos, claro que não nego os valores presentes, mais é um fenômeno curioso esse de celebrar a morte de cristo com um farto banquete.

Por que em um dia onde cristão católicos, protestantes, adventistas celebram a Sexta-feira Santa de forma mais introspectiva várias famílias ainda celebram com banquetes fartos, tanto de comida como de pessoas, parentes, chegados, amigos, amigos de amigos? É uma verdadeira celebração de valores cheios de símbolos e significados.

Cito o conto adaptado por Vanda Machado para exaltar a importância dos valores familiares presentes na Sexta-feira Santa. Um reconhecimento dos pressupostos téoricos da diáspora africana, aplicado diretamente nas relações familiares baianas, o tripé Identidade, Ancestralidade e Reistência.

Só quem vive, sabe da importância disso para as nossas vidas.

Segue o texto:

"Conta-se que um velho, percebendo que a morte se aproximava, chamou os filhos um por um para apresentar-lhes a herança. Todos reunidos, pediu ao filho mais velho que lhe trouxesse uma vassoura. Um tipo de vassoura utilizada na Nigéria, por exemplo, não tem cabo e é feita com muitas fibras tiradas das folhas de palmeiras e amarradas num feixe bem firme.O velho pai tomou algumas das fibras e distribuiu entre os filhos, pedindo que as quebrassem. Todos fizeram a mesma experiência com facilidade. O velho tomou o feixe de fibras e novamente pediu que os filhos experimentassem quebrar todas as fibras juntas. Todos tentaram e não conseguiram, obviamente. Os filhos colheram os últimos suspiros do ancião que deixou como maior bem o sentido da união que fortalecem as famílias."**

Viva os valores presentes que edificam e solidificam a família. E viva a todas as Sextas-feiras que trazem essa representação viva para a população brasileira afrodescendente.



**Mito adaptado por Vanda Machado e Carlos Petrovich, para capacitação de educadores da Secretaria Munipal de Lençois com a ONG Grão de Luz Griô.
...

3 comentários:

  1. Já te falei o quanto que gostei desse conto no seu outro blog? Pois bem, essa roupagem nova deixou ele ainda mais representativo! Faço minha as suas palavras: "Viva os valores presentes que edificam e solidificam a família. E viva a todas as Sextas-feiras que trazem essa representação viva para a população brasileira afrodescendente."

    Amei o blog!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Oi Fá.
    Sempre trazendo coisas pra gente refletir. Obrigado pelas visitas e vamos trocando coisas através destas ferramentas.
    Agnaldo Neiva

    ResponderExcluir
  3. Binho, muito lindo esse mito!!!

    Podemos estende-los para outras relaçoes né...

    ResponderExcluir