sábado, 11 de abril de 2009

OS AFRO-SAMBAS DE BADEN E VINICIUS

Baden Powell / Quarteto em Cy / Vinicius de Moraes

Um cd para resgatar o brilhantismo de dois gênios da música popular brasileira. Sem dúvida, vale a pena escultar.

Considerado por muitos críticos como um divisor de águas na MPB por fundir vários elementos da sonoridade africana ao samba carioca, "Os Afro-sambas" é o segundo LP lançado pela parceria Vínicius de Moraes/Baden Powell.

As oito canções apresentam uma rica e singular musicalidade, que traz uma mistura de instrumentos do candomblé e da umbanda (como atabaques e afoxés) com timbres mais comuns à música brasileira (agogôs, saxofones e pandeiros).

O grande destaque do álbum é a faixa de abertura "Canto de Ossanha", futuro clássico da MPB, que conta com a participação nos vocais da atriz Betty Faria e na flauta de Nicolino Cópia.

Baden Powell realizou em 1990 uma regravação deste álbum, novamente acompanhado do Quarteto em Cy, em que basicamente manteve os mesmos arranjos mas procurou obter uma melhor qualidade sonora, uma forma de homenagear o amigo Vinícius, então já falecido.

Faixas
Todas as faixas são de autoria conjunta de Vinícius de Moraes e Baden Powell
Canto de Ossanha
Canto de Xangô
Bocoché
Canto de Iemanjá
Tempo de amor
Canto do Caboclo Pedra-Preta
Tristeza e solidão
Lamento de Exu

[Retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Afro-sambas_(1966)]

Click na imagem para baixar o CD

Um comentário:

  1. É isso ai amigo! Nós precisamos cada vez mais de informações que nos mostrem/resgatem nossa cultura, as parcerias fabulosas... Somos tão ricos, mas com pouca consciência desse fato...

    Fiquei curiosa para conhecer o CD! Vou tentar achar as músicas na net para escutar!

    Beijo. *

    ResponderExcluir