domingo, 7 de junho de 2009

Documentário: “Simonal - Ninguém sabe o duro que dei”


Numa época de talentos eternos e revolucionários, Wilson Simonal brilhou como ninguém e inovou como poucos. Juntando qualidade, carisma, simpatia, suingue, charme, sensualidade e muito talento, ele se tornou a sensação do Brasil e ainda conquistou o público internacional. De repente tudo acabou.

Boatos, acusações, mistérios, patrulhas e perseguições. O que aconteceu com Wilson Simonal?

“Simonal - Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava não ter cometido. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militares? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário, símbolo sexual num país e numa época em que existia muito racismo?

O documentário traz a história da ascensão e queda de Wilson Simonal (1939-2000), cantor que conseguiu status de estrela numa época em que no Brasil isso era raridade para artistas negros. De origem humilde, ele ganhou destaque na televisão nos anos 60, rivalizando com o domínio de Roberto Carlos e outros ídolos da Jovem Guarda. No auge da fama, dividiu o palco com a cantora Sarah Vaughn, em visita ao Brasil. Acompanhou a seleção brasileira ao México na conquista do tricampeonato, em 1970, e até arriscou a reflexão política sobre a negritude, na canção “Tributo a Martin Luther King”, composta em parceria com Ronaldo Bôscoli. Um incidente nunca esclarecido, envolvendo agentes do DOPS e um ex-empregado seu, lançaram sobre ele um processo criminal e a suspeita de que fosse um delator para as forças de repressão. [retirado do site http://firmaproducoes.com/2009/05/05/documentario-simonal-ninguem-sabe-o-duro-que-dei/ ]

O documentário traz uma brilhante exposição dos fatos que aconteceram, ouvindo inclusive o acusado do desfalque dado na Simonal Produções. Os depoimentos dos seus filhos e da ex-esposa nos trás a tona a discussão: Será que se ele não fosse negro essas coisas se perpetuariam?

O caso de Wilson Simonal é mais um fato de como o racismo impera nas relações socio-politico-economico-cultural do Brasil.

O filme esclarece, questiona, expõe, divulga fatos que infelizmente levaram à morte de um homem que desapareu antes mesmo do seu óbito.

Eu pergunto, "Teria Wilson Simonal sido vítima de uma conspiração racista e que até hoje, mesmo depois de sua morte, ainda paga por tais truculências?"

Vale apenas assistir esse belíssimo documentário que conta com a direção de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito.


Confira a baixo o vídeo promociocal do documentário.






Um comentário:

  1. Escrevendo justamente sobre este documentário achei seu blog... gostei muito. Estarei seguindo. Abs, Denise

    ResponderExcluir